sábado, 12 de outubro de 2013

Torta de Morango!



Essa semana estava com vontade de comer morangos, mais como eles são por vezes bem azedinhos não sou muito chegada a comê-los puros, então maquinei a semana toda como poderia usá- los. queria que fosse com um acompanhamento cremoso, foi então que pensei em transformá-los em uma torta juntando o doce que eu mais gosto, beijinho cremoso, achei que combinariam só faltava então uma base, imaginei um pavê com bolachas champagne, mais não tinha em casa e no feriado tudo fechado então não tinha como comprar, além é claro da preguiça  básica do fim de semana, queimei os miolos e decidi fazer um bolo tipo esponja. Até ficar pronto tive dúvida se ficaria bom, mas depois da primeira garfada tive que me segurar e ao maridinho por que a vontade era devorar inteira até o último pedacinho!
Usando essa receita dá para fazer um bolo de aniversário incrível o bolo esponja fica um complemento perfeito para o recheio, pois é neutro. Experimentem e mandem as fotos e comentários para prazerdacozinhablog@hotmail.com, fico muito feliz em recebê-los e em publicá-los aqui no blog!!



Ingredientes:

Bolo Esponja

2 ovos
3/4 xícara de açúcar (usei glaçúcar)
1 colher de sobremesa de margarina
1/2 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico

Calda 

2 colheres de sopa de leite condensado
1/2 xícara de leite
1 colher de chá de coco ralado

Morangos


1 caixa de morangos picados (separe alguns para decoração)

Beijinho Cremoso

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
50 grs de coco ralado
1/4 de xícara de creme de leite


Modo de Preparo:

Bolo Esponja

Na batedeira bata as claras em neve, acrescente vagarosamente o açúcar, bata bem, junte as gemas uma a uma, batendo mais a cada adição, por último a margarina em temperatura ambiente, bata até estar homogêneo. Desligue a batedeira. Com o fouet misture a farinha de trigo peneirada aos poucos intercalando com o leite. Por último adicione o fermento peneirado. Leve ao forno em uma forma de cerca de 20 cm de diâmetro ou equivalente untada e enfarinhada, por cerca de 30 minutos ou até que espetando um palito este saia limpo. Reserve

Calda

Em um recipiente misture todos os ingredientes até estarem homogêneos. Reserve

Beijinho Cremoso

Em uma panela adicione o leite com a farinha de trigo dissolvida, o leite condensado, o coco ralado  e a manteiga, cozinhe mexendo sempre até quase o ponto de beijinho de colher, apague o fogo e misture o creme de leite. Reserve.

Montagem

Com o bolo ainda quente, faça alguns furinhos com o palito e umedeça com a calda, passe uma fina camada do beijinho, acrescente os morangos picados de modo homogêneo, cubra com o restante do beijinho, decore a gosto leve a geladeira. Sirva geladinha.
Para um bolo de aniversário basta cobrir com outro disco de bolo e confeitar com sua cobertura predileta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário